quarta-feira, 2 de julho de 2008

Veja Você Mesmo - Texto 1

Atendendo ao pedido de um amigo estou postando o primeiro texto do "Veja Você Mesmo". Esse texto foi escrito ano passado, porém eu havia pensado nele quando eu tinha 12 anos...


Essa história é mais velha que o tempo! Pelo menos mais velha que o tempo que eu me lembro... Se bem que eu não me lembro da maior parte do tempo do tempo que passou, ou que eu passei, ou que passamos juntos... eu e o tempo! Pensando melhor quem passou foi o tempo, eu fiquei! Eu estou aqui! Vocês podem me ver agora! Olhem para mim. Já o tempo vocês não podem ver... e sabem por que? Porque ele passou! Ta certo que o espelho mudou minha foto, ou minha cara mudou o espelho, mas o fato é que mudou e vai mudar ainda mais...
Sabem, "quando eu era criança eu achava que o céu era um lugar cheio de velhinhos e doentes, por que eu achava que a gente ia pro céu do jeito que morria. Daí eu perguntei pro meu pai e ele me respondeu com aquela sabedoria de pai: 

“Não filho, no céu todo mundo tem a aparência de trinta anos...”. 
Imaginem que legal! Trinta anos! Nem vinte e nove, nem trinta e um. Trinta! Quantos anos você tem? Trinta? Eu também tenho trinta! A minha mãe, a minha avó, a avó da minha avó, até a Hebe Camargo tem trinta anos no céu!!
Agora falando sério, de tudo que eu via sobre o céu quando eu era criança, o que mais me intrigava eram aquelas ilustrações que vinham naqueles folhetos que Testemunhas de Jeová entregam na sua casa... esses folhetos traziam ilustrações e em uma delas havia uma feliz família, num jardim paradisíaco, com um banquete enorme e lá no fundo do paradisíaco quintal uma criancinha dando uma maçã para um leão! Putz! 
Vocês não entenderam: Era uma criançinha dando uma maçã para um leão! Como pode uma criança?? Pra começar ela não tinha trinta anos... agora o pior: por que cargas d’água leões comem maçã no céu???? Era bem mais fácil ele comer a criancinha!
Sabe, e não termina aí; tem também a vez em que eu estava comendo um lindo frango assado e tornei a perguntar ao meu pai, pois criança realmente acredita ser a melhor forma de consulta: 
“Pai, galinha vai pro céu?” E a resposta ele tinha na ponta da língua: 
“Não filho, galinha não vai para o céu só nós seres humanos vamos para o céu, pois só nós temos alma.”. 
Vixi, daí tudo se complicou ainda mais: se leão não tem alma e não é ser humano como ele tava no céu? E pior ainda havia um frango assado no banquete da feliz família no quintal paradisíaco. Como esse frango foi parar lá? Ta certo que estava assado, servido e cortado; mas convenhamos outrora ele teria que ter estado vivo ciscando as minhoquinhas do paraíso, minhoquinhas que acredito eu também não tem alma... enfim.
Depois de algum tempo cheguei a minha brilhante conclusão: meu pai não entende nada de céu!" (fragmento da peça: "Veja Você Mesmo")

Um comentário:

  1. Muito foda esse texto...
    Como eu dei risada assistindo a peça no ano passado
    =]

    ResponderExcluir