terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Cachê maior Para o Público


Não é novidade que o mercado fonográfico vem mudando à velocidade da luz. E, por incrível que pareça, até o conceito de "jabá" vem sendo modificado. Para quem não sabe o que é "jabá" uma breve explicação: no inicio dos anos 40, executivos de gravadoras, como Leonard Chess (que você pode ver no maravilhoso filme Cadillac Records), começaram a oferecer suborno para convencerem radialistas a tocarem músicas de negros nas rádios. Ao serem tocadas nas rádios as músicas viravam sucessos imediatamente. Isso edificou todo o esquema do mercado fonográfico, esquema que logo migrou para toda a imprensa, programas de auditório, trilhas de novelas e tudo mais o que você puder imaginar. Portanto, caros amigos, sinto em dizer que quando sua banda favorita ganha um prêmio por ser a mais tocada ou coisa parecida, esse prêmio nada mais é que fruto de um bom jabá. Não é segredo, não é teoria,nunca foi feito de forma obscura, apenas - como a maioria das coisas do mundo - passa despercebida pela maioria das pessoas e, logicamente, essas pessoas que não percebem são as que mais consomem os produtos ditados pelo tal jabá. Mas isso é outra história.

No meu texto anterior sobre o Kaiser Chiefs, relatei o conceito de rentabilizar o esforço dos fãs. E, prestando atenção vi que muitos artistas têm promovido concursos na internet, deixando para trás emissoras de tv, rádios, vendendo o peixe sem atravessadores. O cantor, compositor, instrumentista, diretor de teatro e cinema e bebedor compulsivo de Coca-cola Zero Oswaldo Montenegro está oferecendo 30 mil reais em prêmios (15 mil para o fã que produzir o melhor videoclipe para sua nova música "Eu Quero Ser Feliz Agora", com juri formado por Paulo Mendonça - diretor geral do Canal Brasil, Paulo Fontelle - diretor de cinema e TV, Paloma Duarte entre outros) e mais 15 mil para o clipe que tiver mais acessos no Youtube. Grande sacada, né? Para facilitar, pode-se utilizar qualquer recurso áudio visual. De câmeras de celular a full HD; de animação a fotografia. Para fãs e não-fãs com um pouco de sorte e talento pode ser uma experiência produtiva. Para o artista é uma nova opção de divulgação, e o melhor: sem pagar para a corrupta indústria.

Participa do concurso quem quer, acessa o vídeo no Youtube quem quer. É a democratização do jabá!



para saber mais: www.oswaldomontenegro.com.br/concurso

(Cleiton Profeta - publicado na Wazap 4)

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