terça-feira, 17 de maio de 2011

Em Torno da Música


Uma existência em torno da música> Letras e melodias criadas a partir da contemplação da natureza humana. Sem regras, mas repleta de vontade de traduzir a livre expressão em arte. Essa é a vocação da banda joinvilense Circus Musicalis, formada por Cleiton Profeta, Paulinho Dias e Fábio Cabelo.
O nome veio do latim e significa algo como "em torno da música", e, por isso mesmo trio lança mão do que for necessário, porém original, na hora de se comunicar com o público. Em suas apresentações há flertes com teatro, dança, cinema e até artes plásticas. Desde 2001, com a ajuda de colaboradores, já montaram cinco espectáculos teatrais. Neles se misturam todas essas diferentes vertentes numa grande brincadeira de cores, luzes e sombras. Além desses espectáculos pontuais, a banda mantém uma agenda para shows exclusivamente musicais. Para isso, são somados Rafael Vieira, Marcelo Rizzatti e Vagner Magalhães.

ESPETÁCULOS

Cantos (2001 e 2006 - remontagem) / Cordas em Tempo (2002) / Alegoria do Sonho (2003 e 2004) / Ao Tempo (2005) / Veja Você Mesmo (2007 e 2008)

FAZENDO ARTE

 Quem pensa que Joinville é um oásis no cenário cultural do estado, por seu grande Festival de Dança - de repercussão internacional -, está enganado. A vocação industrial da cidade torna a tarefa de "fazer arte" em algo complicado. Justamente por essa dificuldade é que o Circus Musicalis se destaca ainda mais. O grupo nunca usou recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, e sempre bancou seus espetáculos teatrais com patrocínios de empresas privadas ou recursos próprios. "Seria melhor que os montantes destinados a Lei de incentivo à Cultura fossem usados na melhoria da estrutura cultural da cidade, investindo em nosso teatro municipal, por exemplo", explica Cleiton Profeta. Comprovando seus esforços, a Circus lotou, por duas noites consecutivas, o Teatro Juarez Machado.

NOVO ESPETÁCULO

 Uma nova peça está sendo escrita e a previsão de lançamento é para o segundo semestre. O nome ainda é segredo, mas Cleiton revela alguns detalhes: "usaremos ainda mais os recursos de vídeo e contaremos com apenas um ator em cena", confessa. O Hippie Industrial, personagem da última peça (Veja Você Mesmo), volta para dessa vez para abordar a filosofia das mesas de bar. O roteiro está no processo de finalização, e os vídeos que serão usados na montagem já começaram a ser gravados.

(Jefferson Luchtenberg)

Publicado na revista Wazap Mag

@wazapmag

  





Nenhum comentário:

Postar um comentário