sábado, 28 de maio de 2011

Provocação Incansável

A provocação em sua própria concepção, o flerte com o teatro, que namora o cinema e tem um caso com a música. O Circus Musicalis completa dez anos, mas ainda está difícil defini-lo corretamente – fiquemos então com um grupo “cênico-musical”, apesar de ainda assim o termo não abraçar todos os segmentos artísticos perseguidos por Cleiton Profeta, Fábio Cabelo e companhia.
Com tamanha variação, o que esperar do espetáculo de celebração de uma década? As próximas quatro noites no Teatro do SESC pontuarão vários momentos da caminhada do Circus Musicalis. “Quem nunca viu um espetáculo nosso terá uma boa noção de como foram as outras produções”, explica Cleiton.
Essa outras produções, no caso, são “Cantos” (2001), “Cordas em Tempo” (2002), “Alegoria do Sonho” (2003), “Ao Tempo” (2005) e “Veja Você Mesmo” (2008), as heranças deixadas pelo grupo nessa breve história. Repare: lá se vão três anos sem uma nova estreia. E quem é da área sabe que desse vácuo temporal emerge uma grande novidade artística.
O show de dez anos é uma parte de tudo aquilo pensado pelos idealizadores Cleiton e Fábio nesse ínterim. Ainda esse ano, a trupe pretende estrear “Pão Circus”, um monólogo interativo protagonizado pelo parceiro Muriel Szym. Um CD também está a caminho. O espetáculo de hoje aproveita a efeméride para resgatar e reapresentar músicas, cenas e vídeos da década – seria como um nova visita que abre as portas para outras produções.
A parte musical do Circus Musicalis será representada ainda por Rafael Vieira, Marcelo Rizzatti e Vagner Magalhães. Paulinho Dias, outro responsável pelo nascimento do grupo, talvez dê uma passada pelo Teatro do SESC. A meta é levar o show para outras cidades, como uma mini-turnê comemorativa. “O legal é que podemos viajar com essa estrutura”, aponta Cleiton.
O repertório é formado por canções que foram marcantes nas peças anteriores do Circus Musicalis. Mesmo os covers, analisa Cleiton, tem significativa importância nas montagens e merecem ser novamente ouvidos. “É um espetáculo completo, com interação multimídia e a presença do Muriel. Só não terá um tema, não seguirá uma história, por isso é mais conceitual”, argumenta.

O que: show de dez anos do Circus Musicalis.
Quando: de hoje até segunda-feira, às 20h.
Onde. Teatro do SESC, rua Itaiópolis, 470.
Quanto: R$ 1, à venda uma hora antes do início do espetáculo.
Começo foi no Sesc Joinville


São dez anos de contato com o público, mas a trajetória do Circus Musicalis começou antes disso. Em 1998, Cleiton Profeta e Fábio Cabelo se uniram na tentativa de gravarem um CD – a intenção era costurar as músicas como uma história. Paulinho Dias entrou no projeto e a parte musical se transformou num show interativo, que brinca com outras manifestações artísticas.

O primeiro espetáculo, “Cantos”, foi apresentado no SESC. Mesmo palco onde começam as comemorações destes dez anos. Comemorar sim, porque Cleiton acredita numa marca já deixada pelo grupo, um estigma marcado pelo público. “Chegamos num ponto que, a cada novo espetáculo, a plateia quer novidades. Isso é bom porque até eu fico com frio na barriga, um show nunca será igual ao outro”, salienta.

EDSON BURG

(Notícias do Dia - 27/05/2011)



Nenhum comentário:

Postar um comentário