terça-feira, 21 de agosto de 2012

Semântica...

   Eu tenho que parar de pensar no real significado das palavras. Tenho que aprender que para as pessoas pouco importa que "chocolate branco" não é "chocolate", pois a partir do momento que vem escrito "chocolate" na embalagem, é chocolate e pronto! "Vinho doce" que catarinense adora, também não é "vinho", assim como leite com açúcar não é só leite, né? Mas é assim... como expressões idiomáticas e gírias, quando as pessoas falam: "country" elas querem dizer: "sertanejo-universitário-mela-cueca", não é culpa delas, afinal essa ideia é vendida na cultura de massa, da mesma forma que se referem a "música gospel" para o que na verdade é "música evangélica/cristã". Certa vez um cara me deu um CD que segundo ele era: "Samba Gospel", fiquei curioso, imaginei o coro somado ao swing do samba com letra malandra... depois de ouvir pensei: "será que conto que na verdade é um "pagode evangélico"? 
   Dentro dos rótulos que facilitam as pessoas a se socializarem todo negro é pagodeiro e todo cabeludo é rockeiro, mas nem todo rokeiro é cabeludo, rockeiro é na verdade qualquer pessoa que escute de Chuck Berry a Los Hermanos, daí se complicar um pouco eles usam a palavra "alternativo", li faz algum tempo em uma revista de Joinville: "ele escuta sons alternativos como Eric Clapton", é a semântica transformando um artista que faz 4 décadas que lota estádios pelo mundo em "alternativo", se ouvir "hard rock" já vira "metaleiro". Rockeiro também é aquele que odeia "Funk"... Ué? Mas como rockeiro pode odiar funk se eu acabei de citar Chuck Berry? Poutz já tinha me esquecido de novo... eles também não sabem o que é "funk", chamam de "funk o "batidão carioca". Talvez eu devo ser chato com esse negócio de semântica, pouco importa se o povo chama a "vassoura" de "bassoura", pois como diria a minha mãe: "ela varre do mesmo jeito", pouco importa se é "trabesseiro" ou "travesseiro", bom mesmo é que seja (ou seje) macio. O fato é que teorizar faz mal a arte... Como diria um amigo:
"Pensar é pra quem sabe, e artistas não sabem que sabem. São pura intuição. Mesmo com técnica, são instinto.
O poeta tem que olhar para as palavras como o amante olha pra mulher.
O ginecologista estudou o ser feminino por dentro, mas comparado a Vinícius de Moraes não sabe nada."


(Cleiton Profeta, 21/08/2012)

Nenhum comentário:

Postar um comentário